MATÉRIA SOBRE MEDIAÇÃO NO RIO DE JANEIRO, UMA REALIDADE.





As UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) irão oferecer cursos de conhecimento técnico - jurídico na área de mediação de conflitos. O projeto, que atuará em parceria com Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, visa resolver casos de baixo potencial ofensivo entre moradores das comunidades, que totalizam cerca de 60% das ações que vão para a justiça gratuita e geram sobrecarga no sistema judiciário.

- Qualquer tipo de divergência entre vizinhos e pessoas da própria comunidade poderá ser resolvida com esta mediação. Ela é uma forma preventiva, que dá oportunidade ao diálogo, sem que seja necessário encaminhar ações ao judiciário – explica o presidente do Tribunal Judiciário do Rio de Janeiro, Luiz Zveiter.

A ideia vai ao encontro dos objetivos do Comando de Polícia Pacificadora, por apresentar princípios similares como o conceito definido por policia de proximidade, voltada à orientação e resolução de problemas.

- O que verificamos é que quem resolvia esses problemas era o tráfico, de uma forma violenta e ilegal. Ainda estamos desenhando o curso, minha e equipe e a equipe da desembargadora Marilene Alves, do TJ. Existe a possibilidade de realizarmos um intercâmbio com agências policiais da Argentina, que já têm essa prática, para que gestores e policiais formados tenham a possibilidade de observar, numa realidade distinta, a aplicação dessas técnicas. Estamos na fase de análise das demandas, números, apresentação da realidade e definição do projeto pedagógico - enfatiza o comandante das UPPs, coronel Robson Rodrigues.

O espaço físico para a mediação de conflitos será no mesmo modelo arquitetônico modular desenhado para as UPPs, que também poderá abrigar uma unidade de serviço social, com técnicos preparados para a recepção e encaminhamento das demandas. De acordo com o coronel, a primeira edição do curso será ministrada por especialistas da área, em espaço cedido pelo próprio tribunal.

Na formatação do projeto pedagógico estarão as disciplinas de psicologia, direito e normativas concernentes ao tema. Estima-se que haja cerca de dois policiais militares, comandantes e subcomandantes, que se tornariam multiplicadores do curso.

Comentários