O novo “Caveirão do Ar” da Polícia Militar do Rio de Janeiro está chegando

O novo helicóptero do GAM (Grupamento Aeromarítimo) da Polícia Militar do Rio de Janeiro deverá chegar ao Aeroporto do Galeão/RJ na próxima quarta feira (02/02/2011). O helicóptero, modelo Huey II, PR-COE, decolou ontem (25/01) de Fort Woth Alliance Airport no Texas/EUA e fez escala na cidade de Gulfport, Mississippi/EUA.

 
         O novo helicóptero da PMERJ, modelo Huey II, PR-COE. www.pilotopolicial.com.br

A programação de traslado da aeronave é chegar hoje (26/01) em Okala na Florida e está sendo realizado por um piloto do fabricante, Bell Helicopter, acompanhado do Cel PM Eduardo Luiz, Comandante do GAM/PMERJ e do Cap PM Leitão. No início de Janeiro pilotos e mecânicos foram ao Texas/EUA realizar os treinamentos na aeronave, a fim de qualificá-los no equipamento.

O PR-COE será o Fênix 05. A nova aeronave tem capacidade para transportar, além do dois pilotos, 11 passageiros e possui diversos equipamentos e já se apresenta como uma das aeronaves de segurança pública do Brasil mais equipada. Segundo informações, por decisão da ANAC, a aeronave não será certificada IFR, muito embora ela tenha essa certificação junto a FAA (Federal Aviation Administration). Dentre outros equipamentos, o helicóptero tem:




- NVG (Night Vision Goggles);
- Painel EFIS (Electronic Flight Instrument System);
- Blindagem;
- Guincho de 600 lbs (sem limite de ciclos – on condition);
- Carga externa de 5000 lbs (2.268kg);
- kit de resgate com 3 macas;
- Visão sintética do terreno (SVT);
- Farol de busca,
- Fast Rope, etc

                    Painel do novo helicóptero, modelo Huey II, PR-COE. www.pilotopolicial.com.br


A matrícula do helicóptero é uma referência a “Comando de Operações Especiais”, pois, segundo intenção do Governo do Rio de Janeiro será criado o COE, unificando o BOPE, GAM, CANIL e GESAR (Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate). Com a chegada dessa aeronave a Segurança Pública do Rio de Janeiro terá mais um reforço.

Bons voos ao Fênix 05 e seja bem vindo!


Fonte: Piloto Policial

Comentários