BRASIL SUPERA A CHINA

Alta do investimento do Brasil em 2010 superou a da China, diz Mantega




Ricardo Leopoldo, da Agência Estado

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o Brasil conseguiu registrar uma velocidade de investimentos em 2010 maior do que a registrada pela China. "Os investimentos do País avançaram 20% no ano passado, enquanto que na China subiram 13%", comentou o ministro durante palestra fechada realizada durante a manhã pelo banco BTG Pactual, cujo áudio foi divulgado para a imprensa nesta tarde. Mantega ressaltou, contudo, que o aumento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) no ano passado foi muito forte porque a base de comparação era muito fraca, dado que o PIB caiu 0,6% em 2009.


O ministro, que viaja ainda hoje para participar da reunião do G-20, em Paris, ressaltou que os investimentos neste ano deverão manter um bom ritmo de expansão, com crescimento entre 10% e 12%, velocidade muito semelhante, segundo ele, a que deve ser registrada pela China. Mantega destacou que os investimentos no Brasil estão crescendo de duas a três vezes a mais que o ritmo do Produto Interno Bruto (PIB), "o que é muito positivo". "A novidade é que o crescimento é sustentável, pois não causa desequilíbrios macroeconômicos."


Guido Mantega disse ainda que "a inflação está dentro da meta mesmo com fatores extraordinários como choque de commodities". "Contudo, temos que impedir que a inflação de commodities se propague para outros preços da economia. É por isso que o governo tem tomado medidas para desacelerar um pouco a economia."

No ano passado, observou ele, apesar do avanço expressivo das cotações de matérias-primas, o IPCA atingiu 5,91%, abaixo do teto da meta de 6,5%. "Sem alimentos e transportes a inflação está muito próxima do centro da meta", disse Mantega.



fonte: blog do jamildo

Comentários