PRESENTE DE GREGO ( instituição politizada ) para a Copa do Mundo 2014 e em outros eventos internacionais.

Paraná terá primeiro grupo antiterrorismo do País


Tigre será primeiro grupo policial do País com treinamento antiterrorismo


 
18/06/11
 
O Paraná terá o primeiro grupo antiterrorismo do Brasil formado por policiais estaduais. O Tigre, Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial, da Polícia Civil, foi o escolhido para aprimorar suas técnicas contra sequestradores de forma a ficar apto a agir contra atentados. Os integrantes do grupo serão especialmente treinados para agir na Copa do Mundo 2014 e em outros eventos internacionais.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, explicou que, com a proximidade da Copa e de outros eventos internacionais que serão realizados no Brasil, o Paraná deve se preparar para garantir a segurança de atletas e turistas. "O nosso Estado receberá grande fluxo de pessoas de outras nacionalidades. Abrigamos o segundo destino turístico brasileiro, as Cataratas do Iguaçu. Mesmo que as competições sejam realizadas em outros estados, estimamos que muitos turistas visitarão o Paraná", afirma.


Entre as técnicas já dominadas pelo Tigre estão tiros de precisão, rapel, arrombamento com explosivos e resgate de reféns. "Esta unidade policial de elite é especializadas em agir sob pressão e em situações delicadas. O treinamento para combater terrorismo será integrado ao curso por que passam os policiais", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto.


De acordo com o delegado Renato Bastos Figueiroa, titular do Tigre, os policiais que ingressam na unidade passam por curso de táticas especiais para atuar em ocorrências críticas, que envolvam sequestros e reféns. "O treinamento é diário, para preparar o efetivo em missões de alto risco", explicou Figueiroa.


O curso para atuar em eventos com grande concentração de pessoas, sujeitos a ataques de terroristas, está em estudo. Serão definidos especialistas e técnicas para orientar os policiais. Não está descartada a possibilidade de o treinamento se estender a policiais militares que integram o Batalhão de Operações Policiais Especiais, em especial o Comando de Operações Especiais (COE).


Ingresso

No próximo dia 27, começa o treinamento de táticas especiais, para seleção de policiais que integrarão o Tigre. Durante cinco semanas, os candidatos serão levados aos seus limites físico e psicológico, com o objetivo de assegurar que têm perfil compatível com a atividade de alto risco.


Estão inscritos 55 candidatos para 28 vagas (25 de investigador e três para delegado). Também são convidados 10 policias de outros estados, para a troca de experiências. Participam desse curso policiais civis e militares de unidades de elite das polícias do Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso e das Forças Armadas de Curitiba. Fonte: Agência Estadual de Notícias.

Leia mais: http://concursopolicial.blogspot.com/2011/06/parana-tera-primeiro-grupo.html#ixzz1PkVPr6sX

Comentários