PMMG INVESTE NO TREINAMENTO POLICIAL BÁSICO

Investir no profissionalismo, reformular atitudes, redirecionar comportamentos. Tudo para o crescimento humano e profissional.

Até 2011, diversos Policiais Militares passarão por um treinamento, independente de sua área de atuação. Esta será uma oportunidade de manter o profissional de segurança pública preparado para atender ocorrências, com profissionalismo e dentro de um princípio de atuação que privilegie a atitude humanitária, exigida no tratamento dispensado ao cidadão.

Durante o Treinamento Policial Básico - TPB, realizado na Capital e no interior do Estado os militares receberão informações de como combater a violência doméstica, conhecerão a nova Diretriz Integrada de Ações e Operações (DIAO) e poderão tirar dúvidas sobre o Registro de Eventos de Defesa Social (REDS).

O curso vai contar, também, com um novo conteúdo - Verbalização - que teve a participação de conteudistas da área de psicologia, fonoaudiologia, neurolinguística e técnica policial.

Os policiais também receberão instruções sobre blitz, abordagens a edificações domiciliares e sobre o sistema de comando em operações, uma importante ferramenta para responder emergências e situações críticas, estruturando a forma de organização e gerenciamento.

Para os coordenadores do Treinamento Policial Básico, “qualquer que seja a área de atuação de uma organização, a importância do treinamento é indiscutível, pois é a atividade que permite a sedimentação e o desenvolvimento de competências profissionais, promove mudanças em direção ao crescimento humano e profissional e, consequentemente, promove o avanço da organização”.

Para cumprir a missão de assegurar a dignidade da pessoa humana, as liberdades e os direitos constitucionais, a PM investe na capacitação dos seus integrantes, atualiza conhecimentos e desenvolve habilidades técnicas. Isto é para garantir, sobretudo, uma atuação caracterizada pelo profissionalismo, pela ética e segurança”, ressalta a Tenente-Coronel Káthia Aparecida Cardoso Cabral de Souza, Comandante do Centro de Treinamento Policial.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Desde de 2001, quando o treinamento da tropa da PMMG passou a ser realizado por recolhimento, com frequência bienal, por meio do Treinamento Policial Básico (TPB), buscou-se privilegiar estratégias de ensino, voltadas para a atualização e exercício de habilidades necessárias para a atividade policial.

Em 2010/2011, novas doutrinas estão sendo implantadas pela Polícia Militar de Minas Gerais e serão transmitidas através do TPB, por meio de conteúdos atualizados com o objetivo de proporcionar o conhecimento e a prática necessários ao aprimoramento profissional.

A equipe responsável pelo planejamento do TPB solicitou e obteve o apoio e envolvimento de integrantes de várias unidades, para a execução e gestão do treinamento. Eles enviaram sugestões para definir e desenvolver o conteúdo programático a partir das principais necessidades observadas ao longo da experiência operacional. Cuidaram dos aspectos relacionados à segurança e observaram direitos e deveres, igualmente significativos no exercício da profissão.

SUPORTE

Estão sendo produzidas, com participação de profissionais especializados (desenhista instrucional), as vídeo-aulas, para que sejam produzidos em alta definição; banners educativos, aula-padrão em powerpoint correspondente a cada disciplina e, ainda, está sendo desenvolvido estudo para aquisição de simulador, como forma de complementar o treinamento policial.
Importante destacar que algumas inovações metodológicas estão sendo incorporadas ao treinamento da PMMG, como o vídeo Casos Policiais, que utiliza o ciclo de aprendizagem vivencial (CAV), empregado no Treinamento Tático de todas as Unidades Operacionais da instituição. Assim, espera-se que o TPB 2010-2011 atenda às expectativas de todos os participantes.
PMMG – INVESTINDO NO TREINAMENTO CONTINUADO PARA GARANTIR UMA MELHOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE.
Assessoria de Comunicação do 8.º BPM

Comentários