No Rio, Obama visitará favela e fará discurso na Cinelândia


DO RIO
Em sua visita ao Rio de Janeiro, no próximo domingo, o presidente dos EUA, Barack Obama, visitará o monumento do Cristo Redentor, irá à favela Cidade de Deus e fará um discurso na Cinelândia.
A agenda final foi acertada em reunião nesta manhã entre o embaixador Thomas Shannon, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.
Obama chega ao Rio na manhã de domingo, acompanhado da mulher, Michelle, e das filhas, Malia e Sasha, após passar o dia anterior em Brasília, primeira parada na visita ao Brasil.
No Rio, a agenda começa com a visita ao Corcovado, na zona Sul, onde fica o Cristo Redentor.
De lá, Obama segue para a Cidade de Deus, favela celebrizada mundialmente pelo filme homônimo, de Fernando Meirelles. A Cidade de Deus é uma das comunidades na cidade que receberam as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), mas é considerada pelo governo do Estado a mais problemática entre as comunidades já pacificadas _tanto que recentemente o governo decidiu que a favela deveria ter duas UPPs, e não só uma.

Divulgação
Cartaz da visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao Rio de Janeiro
Reprodução do cartaz da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Rio de Janeiro
O governo preferia que Obama visitasse outra comunidade pacificada, a do Chapéu Mangueira, e usou como argumento a favor dessa opção o fato de lá ter sido filmado outro filme, "Orfeu Negro". Em um de seus livros, Obama relata o fascínio de sua mãe pelo filme.
Prevaleceu, no entanto, a conclusão de agentes de segurança americanos de que a Cidade de Deus, por ser plana, ofereceria melhores condições de segurança.
Obama finalizará sua visita ao Rio com um discurso "ao povo brasileiro", na Cinelândia, que também foi escolhida em detrimento de outras opções, como a praia de Copacabana, por questões de segurança. A tradução do discurso --que será feito em inglês-- será por meio de legendas reproduzidas em um telão.
O horário do discurso ainda não foi confirmado, mas convite divulgado pelo consulado dos EUA no Rio diz que o evento ocorrerá "à tarde" e que a entrada será liberada a partir de 11h30 --normalmente, a Cinelândia, local público, tem acesso liberado, mas no dia do discurso, será adotado um esquema especial de segurança. 

fonte: folha.com
Publicidade

RODRIGO RÖTZSCH
CLAUDIA ANTUNES

Comentários