PERNAMBUCO: Começam novas regras para servidor estadual tirar empréstimo.


Taxas de juros ficam menores e prazos de parcelamento, maiores.
Especialistas alertam para cuidados com orçamento doméstico.

Do G1 PE
Começaram a valer a partir desta terça-feira em Pern 


PERNAMBUCO (10), as novas regras para o servidor estadual que deseja fazer empréstimo consignado, que tem o pagamento descontado diretamente no salário. A mudança vale para a concessão de empréstimos consignados aos servidores estaduais.

Dentre as novidades estão taxas de juros menores e prazos de parcelamento maiores. Antes, o limite máximo para a cobrança de juros era de 3% ao mês. Agora, o limite não pode ultrapassar 2,5%. O prazo para o pagamento do débito foi ampliado de 36 para até 60 meses. Além disso, o servidor passa a contar também com atendimento presencial, não apenas por telefone ou internet para tirar dúvidas ou esclarecer problemas referentes ao empréstimo.

Os especialistas, porém, recomendam só fazer o empréstimo em caso de necessidade e dizem que também é preciso cuidado antes de decidir por esse tipo de crédito financeiro. De acordo com o analista financeiro Roberto Ferreira, os juros, em relação a outros cobrados no mercado, são atrativos, mas é necessário fazer todas as contas e ter sempre bom senso e prudência. Dinheiro fácil na mão agora pode se tornar uma dor de cabeça no futuro. “O servidor tem que ficar atento a essas parcelas. Quando passa de 36 para 60 meses, o juro é maior. Ele só deve tomar financiamento por pura necessidade. É preciso planejar o orçamento doméstico”, destacou Ferreira.

O funcionário público estadual Cristovam Ferreira está terminando de quitar um empréstimo consignado, com pagamento descontado diretamente do salário, e já pensa em contrair outro. Para ele, essa é forma mais vantajosa de se livrar de dívidas. “Para mim é uma forma mais confortável e fica mais suave para pagar essas parcelas”, afirmou.
 

FONTE:  Do G1 PE

Comentários